Lorem

Delete this widget in your dashboard. This is just an example.

Ipsum

Delete this widget in your dashboard. This is just an example.

Dolor

Delete this widget in your dashboard. This is just an example.
 

Movimentos e estágios do corpo ao brincar.

segunda-feira, 12 de março de 2012


Em todo “brincar” a participação é do Corpo e da Alma
As crianças parecem possuir uma reserva inesgotável de energia. Elas adoram movimentar-se, especialmente quando possuem confiança naquilo que podem fazer, Podemos ajudá-las a explorar movimentos de um modelo divertido.
 Os movimentos podem ser classificados em dois grupos principais:

a)  Movimentos para controlar o corpo:
- No mesmo lugar (equilíbrio)
- Deslocando-se de um lugar para o outro.
b)   Movimentos para controlar objetos:
- carregando,
- jogando,
- agarrando,
 Muitos destes movimentos são comuns a todas as crianças., tais como levantar, andar, correr, saltar, sentar, ajoelhar e assim por diante.
Já outros dependem das oportunidades oferecidas às crianças. E tais oportunidades variam de cidade para o campo, de país para país, etc. Por exemplo: crianças da cidade têm, provavelmente, mais chances de subir escadas e andar de carrinho de rolimã; crianças do campo têm mais oportunidade de andar a cavalo ou subir morros cheios de capim e rolar lá de cima.
 Estágio do brincar
Cada vez que a criança aprende uma nova maneira de usar o corpo é possível identificar três estágios:
 1º estágio: muitas tentativas e muitos fracassos
Você consegue imaginar quando seu filho ou alguém conhecido começou a andar? Ele caía e tentava de novo. A criança sabe o que fazer, mas ainda não sabe como fazer.
Falhar faz parte do aprendizado, mas para uma criança pode ser muito frustrante não conseguir fazer o que quer, ou o que seus pais ou educadores querem que ela faça, ou mesmo aquilo que seus amigos querem vê-la fazer. Se a criança não consegue fazer alguma coisa, não devemos dar importância; simplesmente que logo ela vai conseguir. Recebendo nosso estímulo ela alcançará o 2º e o 3º estágio quando chegar a hora.
 2º estágio: experiências organizadas
A criança terá sucesso à medida que tentar modos diferentes para ver qual funciona melhor. Neste estágio a criança concentra-se muito naquilo que está fazendo e, freqüentemente, observa as partes do corpo que estão mais envolvidas na ação.
 3º estágio: ações automáticas
Aos poucos a criança passa a executar o movimento com tal sucesso que não precisa mais prestar atenção. O movimento torna-se automático e sua atenção fica livre para dedicar-se a outras coisas ao mesmo tempo. Por exemplo: andar, falar e manipular um brinquedo. Ela não era capaz disso no 2º estágio.
As crianças participam de experiências diferentes quando brincam. Algumas podem ter mais oportunidades que outras de praticar algumas habilidades.

0 comentários:

Postar um comentário

Recommended Post Slide Out For Blogger

Lorem

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Ipsum

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Dolor

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.