Em todo “brincar” a participação é do Corpo e da Alma
As crianças parecem possuir uma reserva inesgotável de energia. Elas adoram movimentar-se, especialmente quando possuem confiança naquilo que podem fazer, Podemos ajudá-las a explorar movimentos de um modelo divertido.
Os movimentos podem ser classificados em dois grupos principais:
a) Movimentos para controlar o corpo:
a) Movimentos para controlar o corpo:
- No mesmo lugar (equilíbrio)
- Deslocando-se de um lugar para o outro.
- Deslocando-se de um lugar para o outro.
b) Movimentos para controlar objetos:
- carregando,
- jogando,
- agarrando,
- jogando,
- agarrando,
Muitos destes movimentos são comuns a todas as crianças., tais como levantar, andar, correr, saltar, sentar, ajoelhar e assim por diante.
Já outros dependem das oportunidades oferecidas às crianças. E tais oportunidades variam de cidade para o campo, de país para país, etc. Por exemplo: crianças da cidade têm, provavelmente, mais chances de subir escadas e andar de carrinho de rolimã; crianças do campo têm mais oportunidade de andar a cavalo ou subir morros cheios de capim e rolar lá de cima.
Estágio do brincar
Cada vez que a criança aprende uma nova maneira de usar o corpo é possível identificar três estágios:
1º estágio: muitas tentativas e muitos fracassos
Você consegue imaginar quando seu filho ou alguém conhecido começou a andar? Ele caía e tentava de novo. A criança sabe o que fazer, mas ainda não sabe como fazer.
Falhar faz parte do aprendizado, mas para uma criança pode ser muito frustrante não conseguir fazer o que quer, ou o que seus pais ou educadores querem que ela faça, ou mesmo aquilo que seus amigos querem vê-la fazer. Se a criança não consegue fazer alguma coisa, não devemos dar importância; simplesmente que logo ela vai conseguir. Recebendo nosso estímulo ela alcançará o 2º e o 3º estágio quando chegar a hora.
2º estágio: experiências organizadas
A criança terá sucesso à medida que tentar modos diferentes para ver qual funciona melhor. Neste estágio a criança concentra-se muito naquilo que está fazendo e, freqüentemente, observa as partes do corpo que estão mais envolvidas na ação.
3º estágio: ações automáticas
Aos poucos a criança passa a executar o movimento com tal sucesso que não precisa mais prestar atenção. O movimento torna-se automático e sua atenção fica livre para dedicar-se a outras coisas ao mesmo tempo. Por exemplo: andar, falar e manipular um brinquedo. Ela não era capaz disso no 2º estágio.
As crianças participam de experiências diferentes quando brincam. Algumas podem ter mais oportunidades que outras de praticar algumas habilidades.
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